Os apartamentos projetados atualmente estão cada vez mais compactos. Mas uma casa pequena não significa um lar desconfortável e “sem lado”. Se você seguir algumas dicas básicas de ambientação de espaços pequenos é possível realizar o melhor aproveitamento dos lugares e transformar o seu imóvel em um local aconchegante e, claro, bonito!

Use espelhos e aumente ambientes

Muito utilizado por profissionais da área, a estratégia de usar espelhos nos ambientes dá a ilusão de que os espaços são mais amplos.

Invista em um espelho grande na parede que fica em frente à porta de entrada da sala, ou em vários espelhos espalhados pelos ambientes. Eles cumprirão uma função utilitária e decorativa, mas também irão contribuir para dar uma maior sensação de amplitude nos cômodos.

Aposte em cores claras

Pintar as paredes e os móveis com cores claras nos pequenos espaços também é uma excelente dica, pois eles ficam com um “ar” mais leve, dando também a sensação de amplitude.

As cores escuras, ao contrário, passam a impressão de que os ambientes são mais fechados e menores. Por isso, use e abuse das cores claras como marfim, gelo e até os coloridos em tons pastéis.

Móveis planejados para organizar e ganhar espaço

Em relação ao mobiliário, os móveis planejados, aqueles feitos sob medida, ajudam a aproveitar os mínimos espaços esquecidos e que você julgava como sem utilidade.

Eles podem estar presentes na sala, nos quartos, na cozinha e no banheiro, ajudando a organizar os seus pertences e criando soluções personalizadas para os cômodos do seu lar.

Que tal investir em móveis com dupla função ou estendíveis?

Investir em móveis com mais de uma função ou que aumentam/diminuem de tamanho é uma grande solução para casas pequenas, pois eles ocupam o espaço de apenas um móvel, mas têm diversas funcionalidades.

Alguns exemplos são: cama box com gaveteiro, sofá cama, pufes com baú interno, mesa de canto que se transfora em uma mesa de jantar, e muitos outros.

É possível comprá-los prontos ou planejá-los, vai depender do quanto está disposto a pagar e esperar pelo móvel.

Prateleiras e armários suspensos, que tal?

Para os pequenos espaços, as prateleiras e os armários suspensos são opções inteligentes, pois ocupam o espaço horizontal das paredes e não comprometem a área de circulação.

Eles podem ser instalados nos quartos, na sala ou na cozinha, e podem guardar revistas, livros, objetos de decoração, plantas e o que mais for necessário.

Exercite o desapego!

Abrir mão de coisas que não servem mais, que você não usa ou que não fazem mais sentido em sua vida auxilia bastante na decoração do seu pequeno imóvel.

Praticando o desapego, você consegue ter mais espaço e pode organizar o seu apartamento com os itens que você realmente dá valor e se interessa. O que estiver parado e enchendo o seu imóvel sem necessidade pode ser doado, isso inclui roupas, acessórios, objetos, eletrodomésticos e móveis.

Decoração

E então, agora você se sente mais orientado sobre como proceder com a decoração do seu pequeno imóvel? Seguindo essas dicas você terá um espaço funcional, criativo e confortável.

Conheça os empreendimentos J.Simões